Afinal, quem inventou a pizza?

A criação de um dos pratos mais famosos do mundo gera polemica até os dias de hoje.

Pizza

 

Muito se fala a respeito de quem foi o verdadeiro inventor da pizza: uns falam que foi na Itália, mas os americanos também já chegaram a declarar a pizza como sendo criação dos Estados Unidos. Existem também relatos de que o Egito foi um dos  primeiros a elaborar uma massa parecida com a de pizza, que temos hoje. Outros dizem que os primeiros foram os gregos, que faziam uma massa de trigo, arroz ou grão de bico, as assavam em tijolos quentes.

 

No início de sua existência, somente ervas locais eram usadas para temperar a pizza. Os italianos passaram a adicionar o tomate, descoberto na América e levado para a Europa pelos conquistadores espanhóis. Porém, nessa época ela tinha um formato mais parecido com um calzone, e não com o formato de disco, como conhecemos hoje.

calzone

 

 

 

 

 

 

Imagem Shutterstock

 

A pizza era o alimento das pessoas humildes do sul da Itália, Nápoles, que é considerada por mutios o berço da pizza, e foi onde ela ganhou esse nome que hoje é mundialmente famoso. A ‘’Picea’’, como era conhecida, era feita com ingredientes baratos, vendidos por ambulantes, a pizza na época era tratada como um alimento para simplesmente ‘’matar a fome”. Com o passar dos anos, a pizza acabou se tornando muito popular e começou a ganhar a forma que conhecemos hoje.

caixa

 

Imagem Shutterstock

A receita dos italianos era tão famosa no mundo que foi lá que surgiu a primeira pizzaria que se tem notícia, a Port’alba. Hoje a receita da pizza já foi espalhada por todo o planeta e sem dúvida é um dos pratos mais famosos da história da humanidade.

 

Gostou das curiosidades sobre a origem da pizza? Ainda que ela seja incerta, de um fato a gente tem certeza: todo mundo ama! Anteriormente falamos aqui no Blog também sobre a história da Pizza Napoletana, se você ainda não leu, clique aqui

 

Para saber mais sobre o mundo da pizza, continue acompanhando nosso Blog!