Os 7 sabores de pizza mais consumidos na Itália

Apesar das polêmicas em relação à real origem da pizza, não há discordância que quando se trata de sabor, as pizzas da Itália são um sucesso. Com poucos ingredientes e de preparo artesanal, os variados recheios das pizzas agradam todos os públicos. 

Na Itália, é a mussarela de búfala a grande preferida. Apresentando menos gordura e conservantes, além de não competir com o sabor do tomate, ela é menos elástica e não derrete tanto quanto a versão brasileira.

“Quanto mais simples melhor” é o legado dos italianos quando o assunto é pizza. Os recheios das pizzas italianas são menos variados que no Brasil, uma vez que o valor do prato está, justamente, na massa, que é aberta à mão e, por isso, seu formato mais irregular e artesanal. 

Conheça aqui os 7 tipos de pizza mais consumidos:

Capricciosa

Nessa pizza famosa na Itália encontramos alcachofras, funghi, azeitonas pretas e presunto cru, porém sua preparação varia de acordo com a região. 

Na Sicília, por exemplo, é possível que haja ou não ovo cozido enquanto as azeitonas podem ser verdes. Já no norte do país podem haver anéis de salsicha nela. 

Parmiggiana

Um dos principais pratos da cultura siciliana é a berinjela à parmegiana, feitas normalmente com finas fatias de berinjela à dorê, cobertas com mussarela, molho de tomate e queijo parmesão ralado.

A pizza Parmiggiana possui tal denominação em homenagem à esse prato. Sendo preparada com os mesmos ingredientes.

Marguerita e Marinara

Essa nós conhecemos bem aqui também! Recheada com tomate, mussarela e manjericão, a pizza marguerita é uma das mais pedidas entre os brasileiros.

Na Itália, a primeira pizza Marguerita a sair do forno foi uma produção especial do pizzaiolo Raffaele Esposito para a rainha Margherita do Savoia e seu marido Umberto I, em 1889.

Assim como a Marguerita, a pizza Marinara é outra clássica de Nápoles. Sua receita constitui em molho de tomate, alho, orégano e azeite de oliva.

Você provavelmente não sabia, mas ambas as pizzas possuem suas receitas protegidas por um certificado da União Europeia, que proíbe a alteração dos ingredientes tradicionais.

Bianca

A pizza bianca, ou branca, é tipicamente romana e como uma versão suave da Napolitana, sendo muito parecida com a famosíssima focaccia. 

Essa pizza pode parecer estranha para nós, já que ela não tem queijo e molho de tomate, mas somente azeite de oliva e sal grosso, porém ainda é muito gostosa, vale experimentar.

Diavola

Essa é para quem gosta de sabores apimentados. Feita com salame picante (ou pepperoni americano) e azeite picante em uma base de pizza Marguerita. Possuí um gosto bem forte, que você não vai esquecer tão cedo!

4 stagioni

Essa pizza é dividida em quatro seções, possuindo ingredientes diferentes em cada uma delas: azeitonas pretas, presunto, alcachofra e cogumelos. A base, por sua vez, é a tradicional com o com molho de tomate e mussarela.

Agora que já conhece esses sabores, não deixe de experimentá-los e conheça o verdadeiro sabor da Itália! Gostou das nossas dicas? Continue acessando o nosso blog e visite aqui a nossa Linha Napoletana.