COMO ESCOLHER UMA PÁ PARA PIZZA PROFISSIONAL: O

GUIA

 

 

A variedade de materiais disponíveis, tamanhos, alternativas na forma das cabeças, no sistema de acoplamento cabeça-pega e no tipo sólido ou perfurado da cabeça da pá, permitem que todos escolham a pá de pizza profissional que melhor se adapta às suas necessidades.

 

1. UTILIZAÇÃO: ENFORNAR OU DESENFORNAR

As pás para pizza foram pensadas para pegar a pizza da bancada de trabalho e depositá-la no forno. Têm formas e tamanhos diferentes para se adaptarem a diferentes variantes de pizza e comprimentos adequados a diferentes espaços de trabalho: uma pá para pizza muito longa se tornaria incômoda, uma pá muito curta não permitiria que o forno fosse gerenciado adequadamente.

As pazinhas Gi.Metal são ágeis de precisas de manusear: servem para girar a pizza no interior do forno, para verificar o seu cozimento elevando o fundo e extraí-la depois de cozida. As dimensões identificadas pela Gi.Metal garantem a superfície de apoio correta.

 

2. MATERIAIS: MADEIRA, AÇO OU ALUMÍNIO?

Quali sono i vantaggi e gli svantaggi di questi tre diversi materiali con cui viene realizzata una pala per pizza? Vediamoli in dettaglio:

Pás para pizza em madeira. A madeira é um material associado à tradição, facilmente trabalhado também com tecnologias artesanais. As suas vantagens estão associadas à menor duração e a uma efetiva dificuldade em manter a higiene. A madeira usada para as pás Gi.Metal é faia evaporada tratada sem qualquer agente de colagem e com especiais tratamentos naturais não tóxicos certificados para uso alimentar..

Pás para pizza em aço. Ao contrário da madeira, têm características de duração superiores, apresentam um maior deslizamento e são mais robustas: resistem bem às colisões que ocorrem entre a bancada de trabalho e o forno. Por outro lado, têm um peso maior específico relativamente ao alumínio. O aço usado para as pás Gi.Metal é rigorosamente inoxidável, de origem europeia, com baixa porcentagem deníquel para respeitar alergias.

Pás para pizza em alumínio. São leves e reduzem o atrito entre a massa e a pá, fazendo com que a entrada e a saída da pizza no forno seja um movimento suave e natural. A robustez e durabilidade são asseguradas pela própria estrutura da pá. O peso é ainda mais reduzido pelo projetação e criação da perfuração na superfície da pá para pizza. As ligas de alumínio são submetidas a tratamentos especiais para aumentar seu desempenho em termos de resistência e higiene.

A anodização dourada (Gold), a anodização dura e a anodização neutra (Azzurra, Napoletana e Alice) são alguns dos tratamentos adotados por Gi.Metal, que tornam a superfície uniforme, esteticamente agradável e a protegem da oxidação. Não é possível identificar desvantagens reais no uso deste material, além de maior delicadeza e processamento com máquinas muito sofisticadas durante a produção.

3. TIPO: PERFURADA OU SÓLIDA?

Há aqueles que preferem uma pá de pizza sólida, porque procuram a máxima estabilidade e maior rigidez, e há aqueles que se converteram à versão perfurada , apreciando sua extrema leveza, a flexibilidade da ferramenta na superfície de trabalho e a vantagem de descarregar o excesso de farinha.

Gi.Metal foi a primeira empresa a ter concebido e realizado as pás para pizza perfuradas, que permitem descarregar a farinha em excesso, que se gruda no fundo da massa, antes de enfornar a pizza. Durante a preparação e o recheio da pizza, o excesso de farinha na bancada de trabalho gruda no fundo da pizza, é levada ao forno e queima, causando inúmeros problemas (como fumaça, resíduos, gosto amargo da pizza).As pás para pizza perfuradas eliminam ou, pelo menos, reduzem muito estes problemas

As vantagens das pás para pizza perfuradas:

Máximo deslizamento: menos área de superfície significa menos atrito. Os furos são chanfrados e arredondados nas extremidades de corte, de modo que até a masa úmida deslize sem problemas. Você pode então usar ainda menos farinha na bancada.

Ligeireza: a chapa perfurada tem menos material e, portanto, pesa menos.

Menos fumaça: menos farinha que queima significa menos fumaça no local.

Terminam as queimaduras e sabor amargo da pizza: a farinha que queima embaixo da pizza cria queimaduras pretas e a torna amarga ao paladar.

Mais limpeza: menos farinha queimada no forno significa menor necessidade de limpeza da superfície.

4. FORMA: REDONDA OU RETANGULAR?

A pá para enfornar Gi.Metal é construída como um alojamento seguro e preciso para a pizza e permite um carregamento fácil e seguro.

A pá para pizza retangular é uma escolha segura e tradicional, tem uma superfície de contato maior com a pizza e a entrada, para pegar apizza, fresada somente no lado frontal.

A pá para pizza redonda apresenta uma entrada ampliada com fresagem macia e regular em uma ampla extensão da curvatura e permite ao pizzaiolo de pegar na pizza também na posição lateral, não somente frontal. Além disso, tendo cantos arredondados, permite aproximar mais as pizzas dentro do forno, garantindo a correta movimentação e aumentando a eficiência do forno.

 

5. DIMENSÕES

A dimensão da cabeça da pá para pizza deve ser escolhida de acordo com o tamanho da pizza a ser feita. Uma pizza de tamanho padrão tem cerca de 33 a 36 cm de diâmetro. As pizzas de tamanho maxi/família são de até 45-50 cm.

Se o tamanho aumenta e a forma se torna oval, falamos de “pizza in pala”, também chamada “achatada”, “esticada” ou “pizza alla romana”. Para este tipo de pizza são necessárias pás para pizza retangulares de grandes dimensões.

A medida da pega , por outro lado, é escolhida de acordo com a profundidade do forno com o qual você está trabalhando. A pega deve serlonga o suficiente para evitar queimaduras. A pega mais curta de 30 cm é recomendada para fornos de túnel e pequenos fornos de café. O comprimento de 60 cm é sugerido para fornos elétricos profissionais, enquanto os comprimentos de 120 a 200 cm são adequados para fornos artesanais maiores.

6. PREÇOS

As pás para pizza Gi.Metal têm preços muito diferentes para atender às necessidades de diferentes usuários.

As variáveis para determinar o preço no mercado são baseadas no tipo de pizzaria que você está visando (profissionais ou amadores da pizza)o uso que fazem do instrumento (fundamental é a frequência de uso, quantas pizzas eles produzem em uma noite) a qualidade das matérias-primas utilizadas e o processamento a que os materiais são submetidos.