Começando uma pizzaria em passos simples

Abrir seu próprio negócio é o sonho de muitos brasileiros, ainda mais em tempos de recessão econômica. Uma pizzaria é uma boa ideia para quem quer aliar a paixão pela cozinha com a oportunidade de prover o próprio sustento.

Entre muitos os motivos para abrir uma pizzaria, este é particularmente importante: são mais de um milhão de pizzas consumidas por dia no Brasil. É um prato amado por todos, pode ser consumido em qualquer refeição e sua versatilidade agrada paladares diversos.

Não importa se você está pronto para abrir sua pizzaria ou está ainda na fase de ideação, este guia vai ajudar a estruturar a ideia de abrir um negócio e se destacar.

 

Prepare um menu para se destacar

Com tantas opções de pizzaria, você deve se certificar de que seu produto se destaca. Foque em criar sabores diferenciados e também na qualidade, e tenha fornecedores confiáveis. Experimente bastante antes de montar seu menu.

 

Escolha um conceito de pizzaria

Seu restaurante vai atender pessoas em mesas? Será apenas delivery? Somente retirada no balcão? Uma mistura dos três?

Essas são perguntas a que você deve responder com base em muita pesquisa de concorrentes e de público.

 

Monte um plano de negócios

O Plano de Negócios é um documento que estrutura todas as partes de um empreendimento. Ele é, basicamente, composto por:

1. Sumário executivo.

2. Descrição resumida do negócio.

3. Análise de mercado.

4. Características do empreendimento.

5. Administração.

6. Estratégias de marketing.

7. Projeção financeira.

Existem vários artigos de apoio para te ajudar nessa parte. O Sebrae mais perto também vai te auxiliar nisso, caso você necessite de ajuda.

 

Escolha um bom lugar para se estabelecer

Quando for hora de escolher um local, atente-se à quantidade de pizzarias na região, à visibilidade do imóvel e também ao tipo de público que frequenta a região.

Essas três características devem estar em consonância com o conceito de pizzaria que você definiu.

 

Atenção redobrada no planejamento financeiro

Coloque todos os custos no seu planejamento e tenha certeza de que você tem os fundos para abrir o negócio e sustentá-lo em sua fase inicial. Certifique-se de que tenha capital de giro para manter o restaurante funcionando enquanto as contas não estejam equilibradas, e lembre-se de que não é da noite para o dia que seu negócio dará lucro.

 

Contrate profissionais qualificados

Seu time de colaboradores será o rosto da empresa. Tenha certeza de contratar pessoas com capacidade técnica elevada para garantir o sucesso do seu empreendimento.

Além disso, é importante que eles saibam lidar com o público e fazer com que seus clientes se sintam à vontade quando entrarem no seu restaurante.

 

Não poupe com os equipamentos

Você já sabe que uma pizzaria, para funcionar, requer alguns itens básicos que todo restaurante precisa: refrigeradores, mesas, balcões, pratos etc.

Há também itens específicos para o preparo de pizzas: espátulas, pás, formas, fornos, cortadores de massa, batedeiras e muito mais.

É muito importante que você adquira equipamentos bons e duráveis. A Gi.Metal tem um padrão internacional de qualidade reconhecido. Confira nosso catálogo.