pizza

Como surgiram os sabores de pizza?

Conheça a história de como surgiram os sabores de pizza mais consumidos no Brasil.

Muitos sabores de pizza já são considerados figurinhas garantidas em cardápios, devido a sua popularidade e sabor. O que não sabemos é a história de como alguém descobriu que colocar milho na pizza ficaria delicioso ou como descobriram que a pizza fica deliciosa quando colocamos algum tipo de carne como: calabresa, mignon ou pepperoni. E nesse clima de mistério, preparamos este texto para você descobrir como surgiu a sua pizza preferida.

Frango com catupiry

pizza-frango-catupiry

Imagem: Shutterstock

Criada na década de 70, esse sabor teve grande influência de uma das maiores marcas de requeijão no Brasil, a Catupiry, quando um de seus representantes comerciais sugeriu que uma das maiores pizzarias de São Paulo utilizasse o seu requeijão em suas pizzas.

O dono da pizzaria adorou a ideia e decidiu unir o sabor e cremosidade do Catupiry ao frango desfiado. Logo esse sabor começou a se destacar e foi difundido entre as outras pizzarias do país, tornando-se presença obrigatória em qualquer cardápio de respeito.

Pepperoni

peperoni

Imagem: Shutterstock

A pizza de pepperoni representa, mais ou menos, 35% das pizzas vendidas nos Estados Unidos, e no Brasil a sua popularidade tem aumentado com o passar dos anos. O pepperoni é nada mais que uma adaptação americana do tradicional salame italiano, que foi levado à America do Norte com os imigrantes no início do século XX. Especula-se que o pepperoni tenha sido utilizado inicialmente como cobertura para pizza por volta de 1920, época de grande sucesso e ascensão dos açougues e pizzarias italianas nos Estados Unidos.

Portuguesa

pizza-portuguesa

Imagem: Shutterstock

O que se ouve é que a concepção de pizza portuguesa chegou ao Brasil com os portugueses, como o nome já sugere. Dizem que, ao chegarem aqui, perceberam que não haviam grandes pizzarias e, ao trabalharem nas padarias da época, utilizavam os ingredientes disponíveis para criarem sua versão de pizza. E foi dos balcões das padarias que esse sabor de pizza ganhou apelo popular e hoje é um dos sabores mais pedidos em todas as pizzarias do Brasil.

Marguerita

marguerita

Imagem: Shutterstock

Já discutimos um pouco sobre a história da pizza Marguerita quando falamos sobre a pizza Napoletana. Conta a história que, em uma visita da família real a Nápoles, um dos mais famosos pizzaiolos da região criou um sabor de pizza para homenagear a rainha Margherita de Savóia, utilizando ingredientes que faziam referência às cores da bandeira italiana como o tomate, o queijo e o manjericão.

Gostou das curiosidades sobre a origem dos sabores de pizza? Ainda existem vários sabores cuja origem é incerta, mas de um fato a gente tem certeza: todo mundo ama!

Anteriormente falamos aqui no Blog também sobre a história da Pizza, se você ainda não leu, clique aqui!

Para saber mais sobre o mundo da pizza, continue acompanhando nosso Blog.