Conheça alguns formatos diferentes de comer pizza

Na Itália, onde a pizza encontra toda sua glória, há uma receita ou um formato diferente de pizza para cada região, como a Pizza Napoletana que surgiu na região de Nápoles. 

Seja retangular, em fatias ou redonda, as pizzas podem receber recheios clássicos tradicionais ou ainda combinações mais modernas. Feitas para todos os gostos.

Continue lendo e conheça alguns formatos diferentes de pizza. Talvez você nunca tenha ouvido falar deles, mas com certeza vão te deixar com água na boca.

  • Pizza Bianca 

As "pizzas brancas" podem ser pizzas redondas, como as comuns que conhecemos, mas que não levam molho de tomate em sua composição. Estranho não é?

Já em algumas regiões de Roma, trata-se de um tipo de pizza retangular, de massa muito aerada e crocante assada em forno a lenha, que muitas vezes vem sem nenhuma cobertura além de sal e azeite, como um pão chato e comprido. 

  • Pizza al taglio (em pedaços)

A Pizza al taglio ou pizza al trancio, significa literalmente "pizza em corte". Esse modelo de pizza é comumente encontrando em qualquer esquina de Roma, onde foi criada. 

Costuma ser apresentada como uma variedade de pizza barata, assada em grandes bandejas retangulares, expostas em vitrines e vendida em fatias menores por quilo para comer com as mãos. Recebe inúmeros tipos de coberturas e combinações de sabores com queijos, cogumelos, embutidos e verduras

Veja também: Vinhos e pizzas, como harmonizar essa combinação.

  • Pizza farcita (recheada)

A pizza farcita é bem diferente e gostosa. Nela é utilizada uma massa de pizza um pouco mais alta, depois de assada ela é aberta, quase como um se fosse um sanduíche e aí recebe o recheio. A farcita é muito parecida com a focaccia, que se segue o mesmo tipo de preparo mas com uma massa mais grossa, como a de um pão.

  • Pizza alla Pala

Feita com uma massa um pouco mais densa, que cresce naturalmente, e assada diretamente no chão do forno, essa pizza costuma ser grossa, crocante por fora e macia por dentro. Muito indicada para dividir com os amigos ou comer com bastante gente.

Além disso, o nome é ‘alla Pala’ pode vir de dois fatores: o primeiro deles é que pala, em italiano, significa pá, fazendo referência ao nome do utensílio tão importante em todas as pizzarias: a pá de enfornar; o outro possível motivo para a origem do nome é porque ela é servida em uma tábua de madeira - chamada de pala.

Veja também: Erros que você não pode cometer em sua pizzaria.

  • Pizza frita

Por último, você já pensou em comer uma pizza dobrada ao meio, como um calzone, e frita? Essa moda existe em Roma, e já está em várias pizzarias de São Paulo. Apesar de ser um pouco mais calórica, afinal ela é frita e não assada, costuma ser uma pedida muito gostosa!

Gostou dessas formas diferentes e inusitadas de comer pizza? Conte para a gente sua preferida! Sabemos que o importante é comer pizza, mas uma boa pizza requer bons materiais de preparo! As linhas da Gi.metal te proporcionam produtos de qualidade e segurança.