Pizza alla Pala e Pizza al Taglio: qual a diferença entre os dois grandes estilos?

Imagem: Perugia Today

Pizza não é só uma. Existem muitos estilos diferentes, cada um com sua especificidade. A maioria dos estilos tem sua origem nos costumes e tradições de uma região específica da Itália, como a Pizza Napoletana que surgiu em Nápoles. Roma, uma das principais cidades do país, também é o berço de vários estilos de pizza, incluindo os dois que vamos discutir hoje: Pizza alla Pala e Pizza al Taglio. Embora elas tenham suas diferenças e características específicas, ambas precisam de uma pá de enfornar especial , já que seu tamanho é diferenciado, indo de 30x60cm a 40x80cm.

 

Pizza alla pala

Imagem: Eataly Magazine

Pizza alla Pala: para longas tardes de verão

A Pizza alla Pala é perfeita para se sentar com os amigos na pizzaria em uma tarde preguiçosa e passar horas jogando conversa fora e comendo pizza, acompanhada de boas cervejas ou vinhos. Ela pode ser cortada em pedaços e, por conta do seu grande comprimento, é ideal para dividir. Feita com uma massa um pouco mais densa, que cresce naturalmente, e assada diretamente no chão do forno,as Pizzas alla Pala costumam ser grossas, crocantes por fora e macias por dentro. O nome é ‘alla Pala’ por dois possíveis motivos. O primeiro deles é que pala, em italiano, significa pá, fazendo referência ao nome do utensílio tão importante em todas as pizzarias: a pá de enfornar. O outro possível motivo para a origem do nome é porque ela é servida em uma tábua de madeira - chamada de pala.

pizza al taglio

Imagem: TripAdvisor

Pizza al Taglio: para a correria do dia a dia

A situação em que as pessoas comem Pizza al Taglio é o completo oposto de quando elas comem a Pizza alla Pala. Ela é ideal para aquela refeição em que a pessoa está sem tempo para parar: é rápida, prática e muito saborosa. Ela não é servida inteira para uma mesa de amigos compartilhar, mas em pedaços, já no balcão. O cliente escolhe o sabor e o tamanho que quer, e o pedaço é cobrado por peso. O nome deste estilo não é mistério: ‘Pizza al Taglio’ significa, literalmente, ‘pizza aos pedaços’. O costume italiano é comê-la em pé, ou andando pela rua - por isso é a preferida de quem está na correria. As pizzarias al taglio são pequenas, com poucos lugares disponíveis para sentar justamente por isso! A melhor parte de existir tantos estilos diferentes de pizza é que não existe um melhor que o outro: todos são deliciosos e possuem sua própria história e características únicas. E independente de qual seja a especialidade da sua pizzaria, existe uma regra de ouro que você não pode esquecer: ingredientes frescos e utensílios da mais alta qualidade, como os da Gi.Metal , são essenciais para que você possa entregar a melhor pizza sempre!