Imagem de pedaço sendo tirado de pizza

Pizza Romana: estilo clássico e histórico de pizza

Existem inúmeros estilos icônicos de pizza espalhados pelo mundo. Muitos deles, é óbvio, tem origem na Itália, já que o prato é um dos principais no país. Já falamos sobre a clássica Napoletana e sobre os diferentes al Taglio e alla Pala. E, hoje, chegou a vez da pizza Romana!

Com origem em Roma, capital italiana, a pizza Romana é tradição até hoje na cidade, muito amada e valorizada pelos moradores e turistas. Embora não seja considerada um patrimônio da humanidade, como a pizza Napoletana é pela UNESCO, ela continua sendo muito importante, pois é ela que domina as ruas de Roma!

Como é a pizza Romana?

A tradicional pizza Romana pode não ser do gosto de todo mundo. A massa é ultrafina e bem crocante, as bordas um pouco chamuscadas, e o molho e o recheio não são tão presentes. Ou seja, é uma experiência gastronômica bem diferente do que estamos acostumados aqui no Brasil, com a massa grossa e muito recheio por cima da pizza. Mas isso não quer dizer que ela não seja deliciosa! A experiência vale muito à pena e o prato faz parte da história italiana.

Como é feita?

Como todo bom pizzaiolo, você deve estar se perguntando como é que se faz uma clássica pizza Romana. A resposta rápida é: não é fácil. É um processo complexo e longo, mas que, assim como a experiência de comê-la, vale cada momento. A massa utilizada é bem refinada, o que exige um processo de fermentação mais longo. Além disso, enquanto a Napoletana, por exemplo, cresce em temperatura ambiente e pode utilizada no mesmo dia, a massa da pizza Romana precisa de uma temperatura de por volta de 5ºC e mais de 60 horas para crescer, para então ser utilizada.

 

Por mais que a pizza Romana seja muito diferente tanto no gosto quanto no preparo, não se pode negar que ela é uma experiência extraordinária. Para produzir e preparar pizzas desse estilo e de todos os outros, os utensílios para pizzaria da Gi.Metal são a melhor escolha. Acesse nossa loja virtual e conheça nosso catálogo. E continue acompanhando nosso Blog para conferir dicas como essa.