Por que a sua pizzaria deveria ter um blog?

O primeiro argumento para responder a essa pergunta seria: o seu concorrente provavelmente não tem!

É verdade que muitos restaurantes, pizzarias e bares ainda não mantêm blogs próprios, mas isso deve mudar nos próximos anos, a partir do momento em que empresários perceberem a sua importância e adquirirem certo conhecimento sobre marketing de conteúdo.

Você será um dos primeiros a entender esse conceito e nós esperamos que, ao final desta leitura, você se sinta motivado a apostar em produção de conteúdo. Conheça a seguir os motivos para a sua pizzaria ter um blog e algumas ideias iniciais sobre o que escrever.

Motivo #1: fortalecer a reputação

A empresa que mantém um blog, produz conteúdo e fala sobre um determinado assunto, provavelmente, é também a empresa que dita as tendências do mercado em que está inserida.

Precisa de exemplos de grandes empresas que definem esses parâmetros? A Coca-Cola, a Amazon e a Tesla têm blogs atualizados diariamente. Qual a maior companhia que está inserida no seu mercado? Bem, a Pizza Hut também tem!

Da mesma forma, nós mantemos o nosso blog atualizado semanalmente, com notícias e tendências do mercado de tecnologia em ferramentas para pizzarias e restaurantes. É por meio do nosso blog que transmitimos confiança para o cliente, que pode perceber o nosso domínio no assunto.

Motivo #2: tornar-se independente das redes sociais

Manter um blog não serve apenas para dar “carteirada” e mostrar que você sabe do assunto, mas também é um espaço para você divulgar o seu produto sem depender das redes sociais e outras mídias tradicionais.

Afinal, o Facebook não tem saído do ar toda hora? Ter um canal de comunicação próprio faz com que você esteja sempre preparado para as mudanças e oscilações, porque você sabe… o Orkut já foi um dos maiores sites de relacionamento do mundo.

Além de não te deixar à mercê das transformações do mercado, o blog possui outras vantagens, muito parecidas com as das redes sociais:

  • É possível criar uma audiência orgânica através de buscadores como o Google;
  • A sua produção de conteúdo pode ser editada e atualizada; e
  • O conteúdo que você produz não se perde, porque esse é um canal com maior prazo de validade em relação às redes sociais.

 

Motivo #3: aumentar o número de vendas

À primeira vista, o que vem a seguir pode não fazer muito sentido, mas: compartilhar aprendizados gratuitamente intensifica as suas vendas.

Siga essa linha de raciocínio:

  1. Você disponibiliza conhecimento que agrega valor a pessoas interessadas no assunto, ou diverte pessoas com curiosidades e histórias engraçadas;
  2. Determinado usuário encontra no seu conteúdo uma solução para algum problema próprio, repetidas vezes, seja porque você ensinou a ele ou porque você o fez sorrir;
  3. Esta pessoa passa a confiar na sua empresa e admirar o seu trabalho; e
  4. Quando ela precisar resolver um novo problema, a quem você acha que ela irá recorrer? A marca que a ajudou no passado, ou a concorrência?

Pizzarias podem resolver a fome, a ansiedade, a tristeza e o desemprego das pessoas, por exemplo.

Aqui estão alguns temas que você pode trabalhar no seu blog:

  • A higiene e a tecnologia nas ferramentas que a sua pizzaria utiliza;
  • Que sabores escolher durante a quaresma;
  • Fotos engraçadas de celebridades comendo pizza;
  • Bastidores do seu estabelecimento;
  • Histórias de sucesso e resultados;
  • Campanhas engraçadas de delivery;
  • Os 20 melhores memes para amantes de pizza; etc.

 

Viu o mundo de possibilidades que um blog pode trazer para a sua audiência? Estão aí três bons motivos para você colocar a sua estratégia em prática e começar a plantar sementes.

Lembre-se que manter um blog exige regularidade e disciplina. A Gi.Metal trabalha com produção de conteúdo há dois anos, dedicando tempo e esforço para hoje se tornar parâmetro dentro do nosso meio de atuação.

Se você gostou das ideias e dicas que demos aqui, compartilhe com seus amigos empresários e dissemine a informação. Confira também que outros conhecimentos nós compartilhamos no nosso canal de notícias e se inspire!