Saiba mais sobre a Olimpiade della Vera Pizza Napoletana

Realizada entre os dias 08 e 10 de julho deste ano, a Olimpíada tem sede na cidade de Nápoles e desafiará pizzaiolos de todo o mundo

Em 2019 será realizada uma competição a nível internacional para celebrar a paixão pela pizza napolitana. Com o local definido na própria cidade de Nápoles, na Itália, a Olimpiadi della Vera Pizza Napoletana acontecerá entre os dias 08 e 10 de julho na sede da Associazione Verace Pizza Napoletana (AVPN).

A associação

A AVPN é uma organização sem fins lucrativos e foi fundada em junho de 1984 na cidade de Nápoles, onde a sede permanece até os dias de hoje. A missão da associação é promover e proteger a imagem e os valores da verdadeira pizza napolitana (verace pizza napoletana) ao redor da Itália e do mundo.

Eles possuem, inclusive, um regulamento que define oficialmente quais são as características que uma Vera Pizza Napoletana precisa ter para receber esse título, e os merecedores são registrados pela própria AVPN.

Eles também estão envolvidos nas causas relacionadas à proteção e promoção de pizzarias afiliadas e detentoras do título, de produtos feitos para a produção da verdadeira pizza italiana e também na profissionalização de pizzaiolos.

A Olimpíada

A Olimpíada da Verdadeira Pizza Napolitana é uma competição criada para todos os verdadeiros pizzaiolos ao redor do mundo. O evento é imperdível para aqueles que querem compartilhar a verdadeira paixão pela pizza e também para celebrar os 35 anos que a AVPN está fazendo.

Serão disputadas medalhas olímpicas tanto entre os pizzaiolos associados à AVPN nos cinco continentes quanto entre profissionais com menos de 35 anos que não são associados à organização.

A competição será primariamente dividida entre cinco categorias em que todos os inscritos, filiados à AVPN ou não, podem participar. São elas ˜Vera Pizza Napoletana”, “Gourmet”, “Sem glúten”, ˜Pizza frita” e “Mastuniscola”. Para competir pelas cinco medalhas olímpicas, somente pizzarias filiadas à AVPN e a Maestri Pizzaioli espalhadas pelos cinco continentes.

Contudo, será organizada uma competição para os pizzaiolos menores de 35 anos e não membros da associação. Esse ramo da Olimpíada será baseado na confecção de pizzas nos sabores Margherita e Marinara, e haverão seleções ao redor de todo o globo para que apenas os melhores viajem para Nápoles e participem.

Seleção no Brasil

No dia 08 de abril será realizada em São Paulo a primeira etapa mundial das seleções pretendidas pela AVPN. Três pizzaiolos serão selecionados para participar das Olimpíadas Sub-35 e serão distribuídos alguns prêmios.

O primeiro colocado ganhará tanto o voo entre São Paulo e Nápoles quanto a estadia na cidade italiana entre os dias 7 e 10 de julho; o segundo colocado recebe como prêmio o voo entre as duas cidades; e o terceiro colocado, por fim, ganha a estadia em Nápoles entre os dias 7 e 10 de julho.

Cerimônia

No dia 10 de julho será realizado o encerramento oficial da Olimpiadi della Vera Pizza Napoletana durante uma noite de gala. O evento, chamado de “Pizza com as Estrelas” contará com a participação VIP de convidados que realizarão performances em parceria com a AVPN Maestri Pizzaioli.

 

O registro para a participação da primeira etapa competitiva é totalmente gratuito e mais detalhes podem ser ofertados a partir do endereço eletrônico https://olimpiadi.pizzanapoletana.org/en/iscrizione_under_35 

Ficou interessado em saber mais sobre eventos relacionados com a culinária italiana? Fique por dentro do nosso blog.