Tipos de forno: qual é o melhor para sua Pizzaria

Você já sabe qual o melhor forno de pizza para sua pizzaria? Com um equipamento adequado, você pode atender uma maior demanda, além de tornar seu trabalho mais econômico, produtivo e eficiente.

Mas antes de escolher um modelo, é preciso que você esteja atento às condições de operação, cada forno gera um diferente custo inicial e de manutenção, além de alguns interferirem no sabor da pizza. 

Confira os tipos de fornos disponíveis no mercado para você tomar sua decisão:

Forno à Gás

O forno à gás está sendo muito escolhido nos últimos tempos, com sua demanda em crescimento cada vez mais novos modelos estão surgindo, facilitando o processo.

O diferencial do modelo é sua praticidade e pouca manutenção, além de um fácil processo de higienização, o forno também economiza tempo e funcionários. 

Outras características são:

  • Não precisará de 3 a 4 horas de pré-aquecimento;
  • Produção uniforme, facilitando a previsão de entrega de suas pizzas;
  • Chama do gás facilmente regulável e a temperatura mais fácil de manter;

A temperatura do forno à gás geralmente varia entre 300° e 400°, produzindo em média de 90 pizzas por hora. O custo do forno à gás é alto, mas sua mão-de-obra e custo mensal compensam no fim do mês, tornando mais econômico do que o forno à lenha.

Veja também: Como montar uma pizzaria – as dicas que você precisa saber.

Forno à lenha

Modelo mais tradicional, o forno à lenha produz uma pizza de sabor único e apetitoso, mas você sabe porquê? Quando assada, ela libera vapores no momento da queima, fazendo aquela defumação, essa defumação depende muito da madeira escolhida.

O modelo é feito geralmente em formato de iglu, com materiais refratários mais sofisticados, pedras variadas e até barro. A produção não é tão alta, dificultando a praticidade do estabelecimento em inúmeros pedidos, mas proporciona pizzas com uma qualidade diferenciada, com melhores aromas e sabores.

Mas apesar da qualidade da pizza produzida, o forno à lenha anda sendo cada vez menos escolhido devido à problemas de praticidade, produção, limpeza e organização. Além disso, a lenha acumula fuligem e solta uma fumaça prejudicial ao meio ambiente e as pessoas em volta.

O forno de pizza à lenhatem sua temperatura variando de 400° a 550° e assa em média de 30 pizzas por hora.

Veja também: Higiene em pizzaria – o que você precisa cumprir.

Forno elétrico

Considerada a opção mais completa para grandes quantidades de pedidos, é ótimo para pequenos estabelecimentos, geralmente pela praticidade, grande demanda de pedidos e versatilidade do equipamento.

Seus aspectos negativos são em relação ao seu alto consumo de energia elétrica, valor que nem sempre compensa a praticidade e utilidade do forno. 

Existem diferentes modelos de fornos de pizza elétricos, a maioria consiste em produzir uma quantidade de pizzas muito maior que a dos outros fornos, produzindo até 3 pizzas por minuto, além de produzir também outros alimentos, como pães, doces e esfihas. Sua temperatura varia de 300° a 350° e seu custo é maior que de outros fornos convencionais.

Limpeza dos fornos

Depois da escolha do forno, você deve estar atento aos cuidados com o mesmo, que devem ser diários e constantes. A limpeza é tão importante quanto a própria produção da pizza. Conheça alguns utensílios específicos voltados para a higienização nesse nosso post sobre limpeza de fornos.   

Então, já se decidiu sobre qual forno irá escolher? Escolha também sua pá de pizza! Independente de qual formato, modelo e material, você irá encontrar a pá de pizza que combina com sua pizzaria na Gi.Metal. Acesse nossa loja virtual e escolha já a perfeita para você.