Vantagens de servir uma pizza com forma de metal

As formas de pedra são tradicionais em vários restaurantes. Porém, as vantagens de utensílios de metal são bem maiores

Todos já fomos a alguma pizzaria e fomos servidos com uma forma de pedra. Ela é pesada, grande, emana bastante calor e – vamos admitir – tem um visual bem interessante.

Uma boa forma de pedra consegue armazenar bastante calor, transferindo-o rapidamente para a pizza, resultando em uma massa bem crescida e crocante por fora.

Contudo, com melhores estudos e avanços tecnológicos, isso mudou. Formas de metal têm várias vantagens sobre as antigas formas de pedra.

As formas de metal têm três características que a colocam como superiores às formas de pedra:

 

1. Maior capacidade térmica: atributo que faz com que esses utensílios acumulem mais calor que aqueles feitos de pedra.

2. Menor calor específico: por precisar de menos energia para variar de temperatura, essas formas são mais eficientes; e

3. Maior condutividade térmica: a massa é assada pela transferência de calor do metal mais do que pela transferência feita pelo ar dentro do forno.

 

Além disso, por serem feitas de um material homogêneo, as formas de metal distribuem o calor de forma igual por toda a massa e mantêm a temperatura estável, evitando assim diferenças numa mesma pizza.

O resultado final de uma pizza feita em uma forma de metal é uma massa bem mais crocante por fora e macia por dentro, ao mesmo tempo em que torna o processo muito mais rápido e eficiente.

Mas não é só no resultado da pizza que reside mas vantagens da forma de metal sobre as de pedra.

Estas são pesadas, requerem fornos especiais e com maior capacidade de tamanho e peso. Existe, também, o problema de elas serem de manuseio mais complicado: por estarem muito quentes após sair do forno, podem causar acidentes. Além de, obviamente, serem consideravelmente mais pesadas. O que, em adendo, complica o ato de lavar essas peças.

Se você costuma assar suas pizzas em casa, deve se atentar ao risco de alguém se queimar. Há, ainda, o fator da durabilidade: formas de pedra podem se desfazer em pedaços caso caiam no chão.

Caso você possua um restaurante, esses fatores se complicam de forma exponencial.

São mais oportunidades para um descuido acontecer e alguém se machucar com a temperatura das formas de pedra. Os profissionais do seu estabelecimento precisam estar bem treinados e atentos para lidar com tal utensílio e – invariavelmente – irão gastar mais tempo manuseando formas de pedra do que se estivessem trabalhando com formas de metal.

A limpeza das formas de metal é bem mais fácil de se realizar, também.

Isso não quer dizer que as formas de pedra são obsoletas ou ruins, mas apenas que as formas de metal são uma alternativa muito mais prática, fácil e eficiente de assar uma pizza.

Não importa se você é um pizzaiolo de fim de semana ou tem sua própria rede de restaurantes, a Gi.Metal tem todos os utensílios de metal para você preparar as melhores pizzas de maneira fácil e eficiente. Consulte o catálogo.