As vantagens do aço inox na cozinha

Além de ser bonito e elegante, o aço inoxidável confere inúmeras vantagens para a cozinha

 

Todo grande restaurante começa por uma cozinha excepcional. É o coração do estabelecimento. Você já deve ter percebido que a maioria das cozinhas profissionais têm como material principal o aço inox.

 

Além de dar um toque de elegância inegável ao ambiente, o metal confere maior facilidade de higienização e uma percepção de limpeza superior a outros materiais. É por isso também que a maioria dos utensílios profissionais de cozinha são feitos do mesmo material.

 

O aço inoxidável – ou simplesmente inox – é recomendado pela maioria dos órgãos fiscalizadores nacionais e internacionais para o uso culinário profissional, devido a sua resistência à corrosão e à já citada facilidade de limpeza. O material também é resistente a ranhuras, impedindo que bactérias se instalem nessas frestas e se proliferem.

 

As vantagens dos equipamentos de aço inox não param por aí; eles são extremamente duráveis, resistentes a impactos e choques térmicos; não absorvem odores e não mancham. Por serem mais leves que seus correspondentes de madeira, porcelana e outros materiais, são de manuseio muito mais simples.

 

A versatilidade do material é outro ponto importante. Oferece uma possibilidade de personalização muito superior a outros materiais, visto que a facilidade de montar e soldar peças de aço inox é muito grande, abrindo possibilidade de dobras, curvas, encaixes etc.

 

O custo-benefício do material é quase imbatível. A durabilidade e a facilidade de manutenção são muito altas, o que facilita o reuso do material em outros projetos. Além disso, o aço inoxidável é 100% reciclável, ajudando a preservar o meio ambiente.

Composição

O aço inox é composto pela mistura de vários elementos, com destaque para o ferro e o carbono. Outro elemento que tem destaque na sua composição é o crômio – com pelo menos 10,5% do total do material –, que confere tenacidade e proteção à oxidação ao produto final.

 

Cuidados e manutenção

Manter os utensílios e móveis de aço inox sempre limpos e com visual moderno e atrativo – como novos – não requer cuidados muito especializados:

 

  • Não deixe alimentos ácidos por muito tempo nas superfícies de inox. A acidez corrói a camada mais externa de proteção e causa oxidação.
  • Limpe o inox com sabão neutro e um pano bem macio.
  • Após a limpeza, nunca se esqueça de secar bem as superfícies. Dessa forma, o aço sempre estará brilhante.
  • Não espace muito uma limpeza da outra.
  • Nunca use produtos abrasivos, esponjas de aço e similares. Esses elementos reagem com os compostos do aço e causam deterioração.
  • Para remover manchas e restos de comida – principalmente em panelas –, use bicarbonato de sódio diluído em água.
  • Evite produtos que tenham cloro. O elemento também reage com o aço e pode iniciar o processo de corrosão.

 

O aço inox, como você agora sabe, é a melhor opção para cozinhas industriais, profissionais e também para o uso doméstico.

A Gi.Metal tem uma linha completa para atender a qualquer que seja a necessidade. Consulte nosso catálogo