Veja nossas dicas de promoções para pizzarias

Nós sabemos que no mundo competitivo da gastronomia, ter uma boa comida e um bom atendimento não é mais o suficiente para seu negócio deslanchar. Procurar por maneiras de inovar e se destacar da competição, também se tornaram tarefas obrigatórias.

Se você está na dúvida sobre como fazer promoções para sua pizzaria, ou em busca de algumas ideias, continue lendo esse artigo e entenda como as promoções podem te ajudar a atrair novos clientes e  fidelizar os que você já possui. 

Qual seu objetivo para as promoções?

Quando você define um objetivo, além de ficar muito mais fácil de saber qual tipo de promoção você deve fazer, você poderá medir e acompanhar o desempenho da operação.

Se o seu objetivo é atrair clientes novos, a melhor ideia é fazer promoções que chamem a atenção do público, despertando um interesse em experimentar seu produto.

No caso de promoções como essa, o objetivo principal não é o lucro, mas sim conquistar um novo cliente, portanto não tenha medo de oferecer um bom desconto nos seus melhores produtos.

Já para clientes fidelizados, a melhor estratégia é fazer eles se sentirem valorizados. Com a criação de promoções exclusivas para seus clientes mais antigos, você pode fazer com que eles se sintam mais próximos de seu estabelecimento, diminuindo as chances deles te abandonarem.

O importante de toda promoção é ter um objetivo bem definido. Conheça algumas das promoções mais famosas e eficazes que as pizzarias costumam praticar:

1. Programa de fidelidade

Esse com certeza é um dos mais famosos e eficientes. Esse tipo de promoção é fortemente recomendada para incentivar a fidelização de seus clientes

Uma estratégia é a criação de um cartão, onde você marcará quantas vezes seu cliente compareceu a seu estabelecimento, depois de 10 ou 15 vezes, por exemplo, ele pode ganhar uma recompensa.

Mas não se esqueça, essa promoção é mais eficaz quando usada em conjunto a uma promoção de atração de novos clientes como por exemplo, um desconto para primeira compra.

2. Cupom de desconto para aniversariantes

Incentivar seus clientes a passarem datas importantes em seu estabelecimento é uma mina de ouro. Frequentemente, uma promoção de aniversariante vem acompanhada de uma compra maior, ou seja, provavelmente ele estará com um grupo de amigos ou familiares e fará um pedido grande.

Nesse caso, você pode oferecer uma promoção que possa ser compartilhada, como por exemplo uma porcentagem de desconto no total da conta, ou uma sobremesa grátis.

Não esqueça que seu cliente precisa estar ciente dessa promoção, não é mesmo? Portanto, pode ser uma boa ideia manter um cadastro com as datas de aniversários de seus clientes regulares e automatizar mensagens de divulgação na época correta.

3. Entrega grátis a partir de X reais

Uma reclamação comum dos clientes é o preço da entrega das pizzas. Por tanto, é lógico que um desconto ou isenção da taxa de entrega faz os olhos de seus clientes brilharem.

Porém, essa não é uma promoção simples, você precisa saber duas coisas antes: Quanto custa seu motoboy e qual a sua margem por pedido feito.

Com base nesses dados, você deve calcular a partir de qual valor do pedido, a sua margem cobre o custo do motoboy. Pode parecer complicado demais, mas a efetividade dessa promoção é muito alta. 

Veja também: Como criar um delivery de sucesso.

4. Promoções sazonais

Promoções de dia dos pais, dia dos namorados, dia da pizza, entre outras datas, são uma estratégia bacana para dar um aumento pontual no faturamento do mês.

Nesse tipo de promoção, o foco é chamar a atenção e melhorar seu relacionamento com o cliente. Não espere um grande aumento de novos clientes.

Não se esqueça de manter uma constância nos eventos, não adianta fazer apenas uma vez ao ano. Além disso, dê importância ao marketing de divulgação e o timing. Se não prestar atenção no momento ou canal de divulgação, pode acabar sendo um desperdício de tempo e dinheiro.

Outros fatores importantes!

Evite fazer promoções muito agressivas ou mal pensadas, na esperança de um grande aumento de caixa. Afinal, prejuízo é algo que você está evitando, não é mesmo?

E por último mas não menos importante, se preocupe em como divulgar essas promoções nos canais certos. Com nossas dicas e um pouquinho de determinação, você pode fazer toda a diferença em seu negócio!