Vinhos e pizzas: como melhor harmonizar essa combinação

Aquela fatia de pizza bem recheada ou uma taça de um bom vinho já são deliciosos por si só, não é mesmo? Agora imagine eles em conjunto, com seus sabores bem harmonizados, chega a dar água na boca!

Nós sabemos que um bom cardápio de pizzaria tenta trazer variedades de sabores, incluindo carnes, verduras, legumes e uma grande variedade de queijos. Na hora de escolher os vinhos, não é muito diferente, seu mercado é composto de várias opções, com novas safras sendo lançadas todo ano.

Com tantas opções, pode parecer difícil escolher o vinho que irá combinar com sua pizza da melhor forma. Mas não se preocupe, confira as dicas que preparamos para te ajudar a tornar sua experiência ainda mais prazerosa.

Pizza Marguerita ou de Queijo

A pizza marguerita tradicional é composta por queijo mussarela branco, tomates vermelhos e folhas de manjericão verdes. Como não tem molho de tomate nessa pizza, as características que prevalecem são o sal e a gordura dos queijos. Sendo assim, são indicados vinhos com alta acidez e poucos taninos.

Se preferir tintos, vá com um Merlot da Serra Gaúcha, se está com vontade e um vinho branco, o ideal é um Chardonnay mais encorpado e com notas amanteigadas.

Outra opção que casa muito bem com queijos são os vinhos Sangioveses, que além de mais ácidos, acompanham bem as notas frutadas do tomate e herbáceas do manjericão.

Veja também: Saiba mais sobre a Olimpiade della Vera Pizza Napoletana.

Pizzas Vegetarianas

As pizzas vegetarianas costumam ter muitos ingredientes e sabores mais delicados, todos acontecendo ao mesmo tempo. Um vinho que harmonizará bem são os Rosés. Além de não se destacar, esse vinho adiciona um frescor especial, com sabores de frutas.

Uma outra opção, é um vinho tinto mais leve, como o Pinot Noir. Que complementará em vez de se destacar. Sua acidez frutada harmoniza muito bem com os sabores da pizza vegetariana.

Além disso, se uma das suas preocupações é a redução calórica, você pode harmonizar uma pizza vegetariana de massa integral com o vinho de sua escolha. Comparados com outras bebidas como cerveja, vodka ou magaritas, os vinhos engordam menos e têm menos calorias.

Pizzas com recheios à base de Carne

Para pizzas cujo recheio é à base de carnes, como presunto, bacon, lombo, pepperoni, calabresa e outros tipos, o Chianti é o vinho ideal. Apesar de ser forte, ele não é exagerado, tem uma acidez brilhante, que acrescenta um sabor rústico, frutado e de ervas para o seu paladar.

Além dele, o Montepulciano é praticamente perfeito para pizza de pepperoni, pois possui sabores grandiosos o suficiente para lidar com pizzas de carne sem esmagar a rústica e frutal harmonia dos ingredientes da terra.

Já no caso de pizzas de frango com catupiry, é preciso de um vinho mais delicado e que não vá competir com a harmonia desses dois ingredientes. O Pinot Noir, que tem corpo leve e discreta acidez, pode ser a escolha certa.

Como você pode ver, o vinho certo para a pizza certa, depende muito do que compõe cada um deles. Mas agora que você já sabe um pouquinho mais sobre como harmonizar essas combinações, coloque em prática e impressione seus convidados de jantar.

Se você gostou de nosso conteúdo, veja também os sete sabores de pizza mais consumidos na Itália. Para ficar sempre por dentro das novidades do mundo da pizza não deixe de acessar nosso blog!